MEMPHIS MISRAIM - O Verdadeiro Espírito do Rito


Apresentado e iniciado no Rito Antigo 0 Primitivo de Memphis-Misraim, colocais o pé sobre o caminho de Tradição, do respeito aos valores humanistas e da tolerância. Este Rito carateriza-se por uma busca interior na sua essência da velha tradição iniciática:
sob uma orientaçâo espiritualista e deista, tendo por vocação conservar e transmitir a reflexão filosófica, os símbolos do antigo Egito e das diferentes correntes que marcaram a nossa civilização (hermética, gnóstica, cabalística, templária e rosa+cruz)
sendo uma busca de livre reflexão para a melhor compreensão de si mesmo e da humanidade. Homem, tu tens dois ouvidos para ouvir o mesmo som, dois olhos para perceber o mesmo objecto, duas mãos para executar a mesma acção. Do mesmo modo, a Ciência Maçónica, a Ciência por excelência, seja esotérica e exotérica. O Esoterismo constitui o pensamento, O exoterismo, a estrutura. O exoterismo transmite-se, ensina-se, e dá-se. O esoterismo não se transmite, não se ensina, nem se dá: ele vem do ALTO.
Tal é o espíríto da Maçonaria de tradição que entende haver em cada acto o visível e o invisível, o positivo e o negativo, um presente fugidio, ou mesmo inexistente, trazendo consigo o germe do seu futuro,
Os Franco-maçons deste Rito são convidados a reflectir. É proposto uma aprendizagem e uma metodologia fundados sobre o conhecimento dos símbolos, instrumentos vivos que, numa dinâmica constante, recoloca em questão o conhecimento já adquirido. Assim, segundo a tradição do Rito, o Maçom "talha a sua pedra" continuamente para afinar a sua percepção e desenvolver o seu discermimento. Ele dirige-se ao interior de cada um, numa rica experiência intimista e individual que, por ressonância, modifica o exterior fazendo evoluir os seus conceitos e a sua visão do mundo, pois está comprometido com a maior aventura possível, a conquista de si próprio.