O Rito de Memphis Misraim


Até 1881, os Ritos de Memphis Misraim caminhavam paralelamente e concertados, num ambiente muito próprio. Ora, os dois Ritos começaram a reunir-se sob dupla filiação dos Maçons do Grande Oriente de França e do Rito Escoçês Antigo e Aceite que se interessavam por Esoterismo da Simbólica Maçónica, a Gnose, a Kabbalah, ou o Hermetismo.

Com efeito, outra riqueza da Egiptosofia que os caracterizam, Misraim e Memphis constituem sempre as heranças e conservação das velhas Tradições Iniciàticas do Século XVIII: Philalèthes, philadelphes, Rito Hermético, Rito Primitivo.

Misraim conta 90 Graus diversos, e o Memphis, 95.


Logo que Garibaldi é nomeado como o primeiro Grão- Mestre Geral "ad vitem" para cada dessas Obediências, uma fusão de fé acontece e torna possível o estabelecimento comum dos Graus. Hoje, depois dos três primeiros graus da Maçonaria Universal, as particularidades de Memphis Misraim afirmam-se nas Lojas superiores até o 33º Grau, (Soberano Grande Inspector Geral).

O 95º grau confere o direito de pertencer ao "Conselho dos Sábios" na qualidade de Grande Conservador do Rito.


O Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim está presente nos Estados Unidos da América, América do Sul: Brasil, Antillas, Àfrica, Oceano Ìndico, Escandinávia, Europa: França, Suiça, Portugal, Espanha, Itália. Ele congrega Maçons com os mesmos laços de atracção pelo Simbolismo, Esoterismo e Hermetismo.